quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tutorial Programação (Criação de algoritmos) Java parte 1


E ae galera beleza.
Bom como os lançamentos de games e novidades estão meio parados, decidir criar uma serie de post com tutoriais de como programar na linguagem java.
Por que o java ? 
Bom eu estou aprendendo ele na faculdade assim fica mais fácil de eu repassar meu conhecimento para vocês, quem sabe futuramente não colocamos outras linguagens de programação não é verdade.
Bom como é o meu primeiro tutorial a respeito de programação, pode haver duvidas ou coisas do tipo, mais basta comentar que eu vou responder o que tiver ao meu alcance sem problemas.
Ha muitos tutoriais na internet sobre programação ou video aulas no youtube que podem complementar o que for ensinado aqui.
Então sem mais delongas vamos la pessoal.



Antes de mais nada vamos usar a IDE Net beans para auxiliar na programação, por que ?
Bom a IDE ajuda você que esta aprendendo apontando onde podem estar algumas falhas de sintaxe ou coisas do tipo e dando para você um ambiente de trabalho mais simplificado e acolhedor.

Bom no link a baixo você já pode baixar o netbeans junto com o JDK, que é essencial para se começar a programar em java.


Bom com o IDE baixando vamos ver alguns conceitos de algorítimos.

-------------------------------------------------------------------------------------

O algorítimo é uma sequencia finita de ações com o proposito de solucionar algum problema proposto, seguindo uma serie de etapas pré determinadas pelo programador.

Podemos ter como um exemplo uma receita na qual você segue as instruções sugeridas para no fim ter o seu prato pronto e não morrer de fome.

Em um algorítimo as cordeadas ou ordens devem seguir uma logica exata e coerente para alcançar um resultado satisfatório.

Resumidamente o algorítimo é a base de tudo para a programação não importa a linguagem, praticar é essencial para desenvolver seu raciocino logico e gerar algorítimos cada vez mais otimizados e eficientes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Variáveis

Vamos considerar o conceito variável como um dado de computador que não é pre-definido, assim ele pode ser alterado pelo usuário que no futuro vá mexer como seu programa.
Podemos usar como exemplo a calculadora mesmo, quem decide os números e a operação que vai se aplicar é você mesmo, e ai que a variável entra em ação, ela vai armazenar no caso as informações que o usuário fornece, no caso os numero e a operação, e com as variáveis preenchidas a parte da logica criada pelo programador começa a trabalhar com elas.
Existem diversos tipos de variáveis que usamos na programação uma para cada caso especifico.
Vamos ver algumas 


int  = É usada para registrar números inteiros . Ex: Senha, Idade.
double = usada para registrar números decimais . Ex: Altura, Peso.
String = usado para armazenar palavras ou frases inteiras, sempre acompanhado de "".Ex: "haduken"
char = usado para armazenar apenas uma letra (caractere), sempre acompanhado de ''. Ex: 'a' , 'b'
booleam = usado para determinar condições como verdadeiro (true) ou falso(false).

Bom esses são alguns exemplos de variáveis que podem ser usados no seu algoritmo.
Logo mais iremos aplicar isso ao java.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Net Beans

Bom pessoal depois de instalado o programa no seu computador vamos dar uma fuçada nele.
Depois de aberto ele 


1° Vá em arquivo e em novo projeto.
2° clique em avançar.


1° Aqui você coloca o nome do seu algoritmo (começando com letra maiúscula)
2° finalizar
Marcar criar classe principal.


1° Local onde está salvo o seu projeto.
2° aqui é onde você vai colocar todo código de programação
3° Onde você vai clicar para testar seu algoritmo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Hello World

Bom como de costume nosso primeiro algorítimo vai imprimir na tela a frase Hello World ou se preferirem olá  mundo.

Bom vamos la.

No java quando você quer fazer uma impressão na tela você usara o seguinte comando.

System.out.println( );

Depois você apertando para executar o programa você vera a frase impressa na tela como na imagem a baixo.


Bom algumas coisas que é bom repararmos no comando.
Ele sempre inicia com S maiúsculo, pois o java identifica letras minusculas das maiúsculas.
Geralmente ao finalizar a linha de comando usamos o ; (ponto e virgula).
ln do println indica que apos a frase ele pulara uma linha, escrevendo apenas print ele não fara essa ação.


---------------------------------------------------------------------------------------------------

Sinais de operações

Na programação os sinais de operação são bem semelhantes aos que já estamos acostumados a usar.

+ = Soma
- = Subtração
* = multiplicação
/ = divisão
% = modulo ( Resto da divisão)
Usando o comando System.out que aprendemos você pode usar os sinais de operação para imprimir o valor na tela.

Ex : System.out.printl(2+2+2);

Como estamos tratando de numero e não de String os "" não são necessários.

Por ordem o programa executara sempre primeiro as operações em parenteses, seguido da multiplicação e divisão e por ultimo soma e subtração.

Faça alguns testes colocando pequenas expressões numéricas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Usando Variáveis e Scanner

Bom pessoal vamos falar um pouco de como aplicar as variáveis nos nossos algorítimos.
Bom analisando o problema proposto e sabendo quais tipos de variáveis usar vamos por em pratica.

1° você vai colocar o tipo da variável
2 ° o nome da variável (não usar símbolos ou códigos do programa como o próprio System)
3° finalizar com ;

EX:  int idade;
double notas;
char sexo;

Você pode colocar mais de uma variável usando a virgula e finalizando com ponto e virgula.

Ex: double peso,altura;

Scanner

O Scanner é uma importação do java usada para interagir com um dispositivo de interface humana no caso o teclado, assim você poderá colher dados fornecidos pelo usuário para preencher suas variáveis.
Então vamos no passo a passo fazer um algorítimo que some dois números inteiros.


1° vamos criar o import do Scanner, escrevendo import java.util.Scanner;
Repare que sempre terminamos o comando com ponto e virgula, o import fica antes da declaração de classe no caso o public class.

2° vamos criar a variável do Scanner, onde "entrada" vai ser o nome que vamos usar como o nome do Scanner,você pode usar o nome que quiser, porem "entrada" fica mais intuitivo.
ficando Scanner entrada = new Scanner (System.in);
Note que o Scanner sempre começa com letra maiúscula.

3° criação de variáveis, como vamos somar dois números inteiros vamos usar a do tipo int, uma para cada numero e outra para armazenar o resultado.

4° vamos solicitar os dados do usuário.
Imprimimos na tela o pedido dos dados para preencher as variáveis.
Podemos ver logo a baixo o nome da variável em questão no caso numero 1, o sinal de igual significa que a variável vai adquirir aquele valor.
Entrada é o nome que demos quando criamos o import do Scanner como vimos a cima.
Em seguida temos o comando para a variável no caso .nextInt, note que o tipo da variável começa com letra maiúscula.
Cada tipo de variável segua um tipo de entrada diferenciado como você pode ver a baixo.

Tipo de Dado
String
entrada.nextLine();
int
entrada.nextInt();
double
entrada.nextDouble();
float
entrada.nextFloat();
char
entrada.next().charAt(0);
boolean
entrada.nextBoolean();




5° Aqui fazemos os calculo proposto, a variável resultado sera igual a soma dos dois numero.

6° imprimimos o resultado, note que depois da frase colocamos um + e o nome da variável que escolhemos para receber o valor do calculo feito.

Detalhe : observe os coxetes, os comandos são feitos dentro deles um abre no public class e o outro no public static void.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conclusão

Programar não é difícil, mais requer dedicação e treino para aprimorar seus conhecimentos.
Vou deixar alguns exercícios simples com o conteúdo que vimos hoje beleza galera.


1.Faça um algoritmo que leia o nome, a idade e o sexo de uma pessoa. Imprimir todas as informações no final.

2.Faça um algoritmo que leia quatro números inteiros, calcule e mostre a soma desses números.

3.Faça um algoritmo que leia três notas de um aluno, calcule e mostre a média aritmética do aluno.

4.Faça um algoritmo que leia o salário de um funcionário. Sabendo que o salário do funcionário teve um aumento de 25%, calcular e mostrar o novo salário.

5.Construir um algoritmo que calcule a área de um triângulo. ( at= (altura*base) / 2 ).

------------------------------------------
Construir um algoritmo para ler dois números inteiros e imprimir o seu produto.
-----------------------------------------

Construir um algoritmo que leia o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre:
A idade dessa pessoa;
Quantos anos essa pessoa terá em 2020.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------
  Sabe-se que um quilowatt de energia custa 1/500 avos do salário mínimo. Faça um algoritmo que receba o valor do salário mínimo e a quantidade de quilowatts consumida por uma residência. Calcule e mostre:
A.O valor, em reais, de cada quilowatt;
B.O valor, em reais, a ser pago por essa residência
C.O valor, em reais, a ser pago com desconto de 15%.





Bom pessoal é isso ai espero que tenham gostado, no próximo tutorial vamos ver sinais de condições e comandos de escolha.

Duvidas sugestões só comentar pessoal até a próxima.













Nenhum comentário:

Postar um comentário