quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Retro analise: Mickey Castle of Illusion ( Master System )



Ola pessoal como primeira postagem do ano, venho trazer para vocês esse que considero um clássico absoluto entre todos que amam o camundongo da Disney.
Eu escolhi a versão de master system para fazer essa retro analise pelo simples motivo de ser minha versão preferidas (podem tacar pedras em mim se quiserem).
Então vamos la pessoal, para quem não conhece, conhecer esse maravilhoso game agora, e quem já conhece nada melhor do que relembrar.


Nome: Castle of illusion Starring Mickey Mouse
Gênero: Plataforma
Ano: 1991
Fabricante: SEGA



Historia

Lançado  em 1991 para Master System e Game Gear o game chega um ano depois da sua versão original lançada para Mega Drive.
O jogo em si te entrega logo de cara a historia escrachada no melhor estilo Mario Bros de resgatar sua
amada capturada nesse caso da bruxa Mizrabel.
Minnie sendo capturada
Na qual nosso herói terá de enfrentar perigosas portas que remetem a um lugar totalmente diferente do que seria um castelo assombrado.
Por isso a enfase no nome illusion, pois cada sala te levara a um lugar totalmente distinto, sendo o grande chamariz do jogo que veremos logo em seguida.



Graficos: 4.5
Logo no lançamento do Master System vemos que apesar de ser um console de 8 bits, era bem mais poderoso que o Nes da Nintendo.
E isso fica bem claro no game do nosso camundongo, a variedade de cores para cada cenário a movimentação do personagem ficarão simplesmente muito bem feitas.
E por falar em cenários esses ficarão um show a parte com bastante variedade de temas e cores, com uma ambientação totalmente diferente um do outro.
É fácil você se encontrar em uma floresta, e em um piscar de olhos estar em uma fabrica de brinquedos ou na torre de um relógio.
Coisa que você só vê aqui amigo no castelo das ilusões.
Cenários diferenciados marcam o game


Musicas: 4.8

Sinceramente eu acredito que seja um dos pontos mais marcantes do game, tando na versão de Mega Driver quanto a de Master System.
Cada cenário tem uma musica própria e bem inspirada com o tema de cada fase.
Você ouvira na fase da floresta uma tema mais sutil e suave, enquanto na fase do mundo dos brinquedos escutamos o que parece ser uma marchinha de soldados, tudo bem pensado.
As musicas ficarão muitos boas e bem compostas ponto muito positivo para o game.






Jogabilidade: 4.0

Jogabilidade na época de 8 bits se resume na maioria dos jogos em personagens duro como pedras tentando desviar de inimigos que se movem 10 vezes mais rápido que você, assim fazendo você ter maior frustração pelo maus controles porque pela dificuldade do game.
Coisa que não vemos em Castle of illusion, Mickey tem um controle bem fluido e de certa forma preciso,apesar de meio escorregadio as vezes, como por exemplo na hora de pular para plataformas pequenas onde cair em um abismo pode se tornar rotineiro.
A variedade no game é muito boa, como já citei cada fase tem caraterísticas próprias, e isso se enquadra na jogabilidade como inimigos diferentes, obstáculos e dificuldade própria.
Para atacar os inimigos Mickey usa seu pulo com a famosa trazeirada mortal, ate nos chefes se usa a mesma estrategia, uma herança dos jogos de plataforma da época.
Preparando-se para aventura
Ao terminar a fase você conseguira uma joia (com exceção das duas ultimas fases onde estão espalhadas no cenário), assim formando um arco-iris indo para a ultima batalha do game.Na qual a versão do master system tem uma fase final e na do mega driver a gente já enfrenta direto a bruxa má.
No cenários também é possível interagir com alguns poucos itens como pedras e barris, e achar alguns upgrades para aumentar sua barra de energia, o ponto negativo fica por conta da falta de poder usar alguns itens como na versão de mega drive porem que não comprometem a diversão.




Dificuldade: 5.0

O mais legal desse game é que ele não oferece nada a você da qual seja impossível fazer.
Cada fase tem sua dificuldade própria como citei a cima, e o máximo que podemos sentir de frustração é pelo controle meio liso como falei.
Tudo se resume a como resolver alguma situação, como pegar uma chave andar algumas salas e colocar na fechadura ou usar um barril para alcançar determinada plataforma.
Castle of Illusion é um daqueles games que faz você ter a sensação de missão cumprida em cada fase concluída.
A dificuldade esta la sim, mas não para te frustar e sim para você ter mais e mais vontade de jogar e passar daquela partezinha ferrenha.
E ainda de quebra logo no inicio você pode optar pelo modo fácil para dominar os controles, mesmo que com esse modos você só consiga jogar os 3 primeiros leveis.
Em suma é um jogo com dificuldade recompensadora.


Considerações finais

Clássico absoluto tanto a versão de mega drive e master system tem suas peculiaridades, tratei de fazer a analise da versão de master system porque foi a que mais joguei e a que gosto mais.
Belos gráficos com cores maravilhosas e cenários únicos e musicas tocantes fazem Castle of illusion se não o melhor um dos melhores games de master system.
Com dificuldade moderada e recompensadora fica difícil não querer chegar até o final.





Nota final : 4.7/5.0















  




Nenhum comentário:

Postar um comentário